Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Tecnologia e qualidade de vida na terceira idade: entenda essa relação

Postado: 8 de dezembro de 2022

A tecnologia tem permitido uma melhor qualidade de vida às pessoas da terceira idade, devido às muitas facilidades que proporciona no dia a dia. Por isso os benefícios são muitos e abrangem facilidades para a interação social até uma maior autonomia nas ações, sem depender da ajuda de outras pessoas para realizar determinadas atividades.

Saiba quais são os principais benefícios que a tecnologia oferece para a terceira idade e como ela ajuda o idoso a ter uma vida com mais qualidade.

Terceira idade e o uso da tecnologia
 A tecnologia na terceira idade ajuda os idosos a se manterem mentalmente ativos, permitindo que eles fujam da solidão, oferecendo atividades simples que podem trazer uma sensação de bem-estar .

Navegue pela matéria:

Quais os principais benefícios que a tecnologia oferece para a terceira idade?

O uso da tecnologia pode auxiliar os idosos em muitas questões da vida, trazendo benefícios para a saúde física e mental. Em relação aos distúrbios emocionais, como ansiedade e depressão, que são comuns nesta faixa etária, estar conectado ajuda a aliviar a sensação de isolamento e solidão, uma vez que permite que o idoso esteja em contato com a família, os amigos e até mesmo com outras pessoas que compartilham dos mesmos pensamentos e que também estão inseridas no mundo virtual.

Portanto, é importante destacar que o convívio social é positivo também para a saúde física e pode, inclusive, evitar o desencadeamento de doenças, como o Alzheimer. Isso porque a interação e a manutenção do cérebro em atividade são capazes de restaurar a saúde das células neurais, reduzindo o risco de adoecimento.

De que forma a tecnologia permite ao idoso ter uma vida com mais qualidade?

O uso da tecnologia proporciona ao idoso um aumento na qualidade de vida e na sensação de bem-estar, trazendo melhorias para a comunicação, vida social, locomoção, autonomia e independência, que refletem na saúde de forma integral.

Atualmente, o mercado já oferece recursos tecnológicos para se ter uma consulta médica por telemedicina, equipamentos que permitem ao idoso se comunicar com familiares, com um simples toque, quando precisa de ajuda, camas que monitoram os sinais vitais, sensores que identificam objetos que podem causar risco de queda, programas que lembram o horário dos medicamentos, acesso à internet e às redes sociais para interagir com outras pessoas ou se manterem informados.

Todos esses recursos, além de ajudar o idoso, auxiliam os familiares e cuidadores, sem que a sensação de independência seja perdida.

Dicas para ensinar o idoso a usar os recursos tecnológicos

·   Use sempre linguagem simples;

·   Não é permitido ter pressa para o processo de aprendizado. Aos poucos, a tecnologia passa a ser naturalizada para o idoso;

·   Repita as ações sempre que possível;

·   Mostre as vantagens do uso das redes sociais, como fotos dos amigos e familiares, antes de ensinar como usar os aplicativos;

·   Deixe o idoso tentar usar os aplicativos e ferramentas sozinho e esteja à disposição para ajudar no que for preciso;

·   Realize videochamadas com os amigos mais distantes;

·   Aproveite todo o conhecimento sobre tecnologia que o idoso já tem para ajudá-lo a entender os novos recursos.

No entanto, além das muitas possibilidades que as inovações tecnológicas nos oferecem, a tecnologia permite exercitar a mente, estimular a memória e promover mais saúde e bem-estar. Por isso, a inclusão digital na terceira idade é tão importante. Então, que tal ajudar um idoso a usufruir dessa nova realidade?

Publicado por: dolcevivere

317 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *