Como a psicologia é aplicada ao idoso?
Postado: 13 de setembro de 2022
Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839
Postado: 13 de setembro de 2022
A área da Psicologia aplicada ao idoso é muito importante e capaz de promover o equilíbrio emocional e devolver a qualidade de vida para aqueles que estão na terceira idade.
Envelhecer com saúde é um grande desafio tanto para o idoso quanto para os seus familiares, já que envolve muitos fatores, inclusive o estilo de vida adotado durante toda uma vida. O processo abrange não apenas os cuidados com a saúde física, mas também com uma mente saudável e livre de pensamentos negativos, que podem desencadear transtornos emocionais e físicos.
Por isso, a área da Psicologia ao idoso é tão importante e capaz de promover o equilíbrio emocional e devolver a qualidade de vida para aqueles que estão na terceira idade.
Entenda sobre a importância do acompanhamento psicológico na terceira idade e de que forma a saúde mental pode desencadear doenças nos idosos.
Nesse artigo você encontra:
O atendimento psicológico é fundamental para prevenir e tratar transtornos emocionais nos idosos. As mudanças de comportamento devem ser monitoradas pela sua rede de apoio, para que sejam informadas aos profissionais que o acompanham. Assim, podem ser aplicadas as práticas e terapias adequadas para cada tipo de distúrbio mental desenvolvido nessa faixa etária.
Geralmente, os tratamentos se pautam em estratégias de socialização do idoso para que esses tenham suas potencialidades trabalhadas, além de estimular o lado cognitivo, a concentração, a memória e agir no resgate da vontade de viver mais e melhor. Todos esses pontos precisam ser acompanhados bem de perto com a máxima atenção, para que o idoso recupere o seu bem-estar físico e mental e desperte novos objetivos e metas de vida.
A Psicologia atua na identificação dos motivos causadores dos transtornos mentais, buscando amenizar os sintomas. Por isso, a parceria da família no tratamento é tão importante, já que as pessoas que convivem com o idoso podem observar e relatar sobre os avanços e limitações do idoso fora dos horários das sessões.
O profissional especializado é responsável pela escuta acolhedora e por conhecer os desafios impostos pela terceira idade, além de ser capaz de apresentar uma visão diferenciada do problema de cada paciente. Dessa forma, consegue indicar possíveis caminhos a serem trilhados, mesmo para os casos mais complexos.
A saúde emocional está diretamente relacionada à saúde física em todos os ciclos da vida humana, mas na terceira idade, ela ganha mais agravantes. Isso acontece porque nessa etapa da vida, o organismo já está mais enfraquecido e muitas doenças costumam aparecer.
Somados a isso, pode-se citar as perdas dos amigos e companheiros, a ruptura com o mercado de trabalho e a necessária aprendizagem de como ser um idoso no Brasil, o que, infelizmente, ainda apresenta muito preconceito com as pessoas da terceira idade.
Caso os sinais de problemas de ordem psicológica não sejam observados com atenção, é provável que evoluam para quadros depressivos, manifestados em falta de motivação, além de poderem desenvolver doenças mentais e físicas. Aliás, quanto menos atividades o idoso participa, maiores as chances de surgirem enfermidades graves, como o Alzheimer, por exemplo.
Por isso, esteja atento e procure ajuda o quanto antes. O psicólogo especializado nos cuidados com a saúde do idoso pode auxiliar com intervenções, até mesmo recreativas, para devolver a consciência de espaço, trabalhar a memória e auxiliar na coordenação motora, o que certamente vai ajudar na prevenção e no combate de diversas doenças.
Publicado por: dolcevivere
1.914 visualizações
Deixe um comentário