Presbifonia: o famoso envelhecimento da voz
Postado: 12 de janeiro de 2018
Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839
Postado: 12 de janeiro de 2018
Todo sabemos que é importante mantermos uma alimentação saudável para envelhecer bem, tanto corporalmente, quanto mentalmente. Mas não é só o corpo e a mente que precisam de cuidados. A voz é também um instrumento que requer atenção, pois ela também sofre com a passagem do tempo. E, à essas mudanças que ocorrem nas cordas vocais dos idosos, em alguns casos, denominamos como Presbifonia.
É um processo cuja voz vai se tornando mais frágil, com menor projeção e intensidade. É mais comum que ela saia “tremida” e como há perda de massa muscular (a capacidade de modular é afetada), a imprecisão articulatória aumenta, provocando a chamada articulação de “boca mole”.
O nome pode remeter à doença, mas a Presbifonia é apenas um processo natural de envelhecimento da voz. Observa-se um aumento da frequência fundamental nos homens e a redução da frequência fundamental nas mulheres, portanto, a voz dele fica um pouco mais fina enquanto a dela se torna um pouco mais grossa. Está ai o fator responsável por tornar a voz dos indivíduos tão parecidas na velhice.
Mas calminha, pois existem uma série de medidas que podem ser tomadas com o intuito de abrandar o envelhecimento da voz, incluindo um treinamento com um Fonoaudiólogo específico. Através do tratamento, é possível recuperar parcialmente a funcionalidade da voz, deixando-a mais forte e com maior flexibilidade para ser projetada no ambiente, se o contexto exigir.
A hidratação, neste caso, também é fundamental porque fluidifica as secreções e lubrifica a mucosa, evitando aquela voz áspera. Para quem dá aulas ou faz palestras deve sempre beber pequenos goles de água nessas situações nas quais a fala está sendo mais exigida. Aliás, quando a pessoa usa muito a fala, profissionalmente ou no dia a dia, é importante fazer exercícios que ajudem a musculatura.
Os cuidados com a saúde, a atividade física e a alimentação equilibrada também beneficiam a voz.
Estratégias para cuidar da sua voz
A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia tem algumas dicas para a manutenção de uma boa voz, independente da faixa etária:
– Fale sem esforço e articule bem as palavras;
– Mantenha uma boa postura corporal;
– Beba 2 litros de água diariamente;
– Durma bem;
– Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas;
– Use vestuário confortável;
– Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual;
– Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos
– Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas;
– Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas, chocolate antes de utilizar a voz continuamente;
– Evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas;
– Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão;
Publicado por: dolcevivere
710 visualizações
Deixe um comentário