Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Menina de 12 anos cria aplicativo para ajudar a avó com Alzheimer

Postado: 13 de dezembro de 2016

Dentre as terapias que têm sido desenvolvidas para estimular o cérebro, tanto para quem tem Alzheimer quanto para pessoas que querem prevenir a doença, o uso do computador e das redes sociais são algumas das que mais demonstram bons resultados.

A novidade é o fato de um novo aplicativo de celular para ser utilizado por pessoas com Alzheimer ter sido desenvolvido por uma menina de apenas 12 anos.

A carreira da chinesa Emma Yang é de fazer marmanjos sentirem inveja. Com essa pouca idade, ela sabe programar em mais de 5 linguagens, é uma pianista fabulosa, ganhou um punhado de bolsas de estudo, está escrevendo um livro e é uma das 10 pessoas com menos de 20 anos mais importantes da cidade de Nova York – (Será um robô? É muito talento!)

Não bastasse tudo isso, Yan quer mudar a vida dos pacientes com Alzheimer para melhor. É o caso da avó, que mora em Hong Kong. Longe dos parentes, a idosa foi diagnosticada com Alzheimer e começou a ter cada vez mais lapsos de memória. Então, Yang pensou em um aplicativo para celular que auxiliasse a memória da avó. Com ajuda da tecnologia, ela criou praticamente uma “memória externa” para que as pessoas com Alzheimer se lembrem de todos os parentes e amigos!

https://vimeo.com/168872977 (Vídeo de como funciona o Timeless)

A jovem montou um vídeo para demonstrar o funcionamento do seu aplicativo – que é também um exercício de humildade para qualquer pessoas acima dos 12 anos que não é um gênio da programação.

Com a ajuda do pai dela (um engenheiro de software) e de um médico especializado, ela colocou em prática sua ideia. Com isso, desenvolveu o esboço do Timeless, um aplicativo que relembra parentes próximos e amigos, eventos cotidianos, detalhes das agendas e que consegue prevenir o portador de Alzheimer de repetir tarefas — como ligar para alguém com quem acabou de falar.

menina-de-12-anos-cria-aplicativo-para-ajudar-a-avo-com-alzheimer-1474652442

Como funciona o aplicativo?

O app vem com tecnologia de Reconhecimento Facial, desenvolvida por uma startup americana chamada Kairos. Uma vez que o paciente ou um cuidador fotografa algum conhecido, a ferramenta de inteligência artificial compara o rosto às outras fotos cadastradas como entes queridos e identifica o fotografado.

Ele tem outras funções importantes que podem ajudar bastante. O login é feito por impressão digital, facilitando o acesso. Há também as funcionalidades de mensagem e ligação. Dependendo de como a pessoa com Alzheimer usa o telefone, o aplicativo dá algumas dicas: ele é capaz, por exemplo, de avisar se o idoso já ligou diversas vezes para a mesma pessoa.

É incrível como a tecnologia pode ajudar as pessoas com Alzheimer, não é mesmo? Aplicativos e jogos eletrônicos são conhecidos por garantirem mais estimulação cognitiva aos idosos.

E ainda tem mais! Em setembro Emma ganhou uma bolsa de auxílio que deve ser usada para contratar desenvolvedores e fazer com que o projeto se torne realidade. Vai dizer que não achou a ideia inspiradora?

Publicado por: dolcevivere

364 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *