Importância da higiene pessoal na terceira idade
Postado: 7 de outubro de 2022
Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839
Postado: 7 de outubro de 2022
O envelhecimento é marcado por muitas mudanças físicas, mentais e sociais, o que pode interferir diretamente nas práticas diárias de higiene pessoal na terceira idade. Mas, por que cuidados tão simples, como lavar as mãos, pentear os cabelos, tomar banho e escovar os dentes, por exemplo, podem representar grande dificuldade para os idosos?
Dessa forma, entenda essa e outras questões sobre a importância da higiene pessoal na terceira idade. Aproveite as dicas da Dolce Vivere e evite doenças causadas por fungos, bactérias, vírus e vermes.
Navegue pela matéria:
Com o passar dos anos, muitos idosos acabam perdendo a autonomia e a independência, fazendo com que o autocuidado seja deixado de lado, pela incapacidade de mantê-lo com frequência. Inclusive, quando o idoso percebe essa limitação costuma se sentir constrangido, prejudicando ainda mais a sua higiene pessoal.
Por isso, independentemente de quem é o cuidador do idoso, seja um familiar ou um profissional contratado, o carinho e a empatia são fundamentais nesse momento, para que o processo “cuidar” e “ser cuidado” realmente se estabeleça.
O banho é uma atividade fácil e prazerosa para muitas pessoas, mas pode ser cheio de obstáculos para alguns idosos. Isso porque, na terceira idade, as chances de quedas no banheiro e perda da autonomia se tornam mais recorrentes. Além disso, pode-se ter como agravante a resistência do idoso em receber ajuda nesse momento, o que torna o banho ainda mais complicado.
Mas atenção: a rejeição do idoso ao banho pode ter como causas algum trauma que já ocorreu ou receio de que algo ruim possa acontecer com ele. Por isso, o cuidador deve sempre verificar a temperatura da água, estar atento para não irritar os olhos e ter muito cuidado e respeito na hora de manusear ou segurar o idoso.
Assim como acontece com outras partes do corpo, o processo de envelhecimento pode enfraquecer os dentes e a gengiva, sendo um fator de risco para que o idoso perca todos os dentes. Para evitar que isso ocorra, é preciso redobrar os cuidados com a higiene da boca, pois ocorre a diminuição da produção de saliva e, como consequência, a boca seca, que pode favorecer o aparecimento de cárie na raiz, de lesões e gengivites.
Assim sendo, com os devidos cuidados e visitas regulares ao dentista, é perfeitamente possível chegar à terceira idade sem utilizar próteses dentárias.
– Mantenha uma rotina de banhos;
– Cuide da higienização da boca e dentes;
– Hidrate a pele para evitar o aparecimento de doenças dermatológicas, incluindo feridas e micoses;
– Apare as unhas para evitar o acúmulo de sujeira e acidentes;
– As roupas devem ser trocadas com frequência;
– Cabelos, unhas e barba devem ser limpos diariamente;
– Beba muita água para evitar a desidratação e busque uma alimentação balanceada;
– Banhos de sol são muito bem-vindos.
Respeite os hábitos do idoso! Ser bem cuidado é um importante fator para promover a dignidade e a qualidade de vida da pessoa idosa.
Publicado por: dolcevivere
2.394 visualizações
Deixe um comentário