Empresa faz ‘vaquinha’ para levar curso a idosos carentes
Postado: 13 de janeiro de 2017
Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839
Postado: 13 de janeiro de 2017
Visando dar oportunidade para idosos carentes aprenderem a desenvolver os próprios jogos de computador, a InternationalSchoolof Games (ISGame) vem fazendo uma campanha para arrecadar fundos por meio de crowdfunding (vaquinha virtual). A ideia é que o dinheiro seja utilizado para levar o curso, feito para pessoas com mais de 50 anos, à Associação São Joaquim, que cuida de mais de 300 idosos em Carapicuíba-SP.
É mais do que um curso. É um tratamento preventivo para doenças cognitivas. A criação de uma metodologia diferente da tradicional, sem a parte de teoria, exercício e prova. No curso, eles aprendem fazendo, aprendendo com os erros e interagindo com os colegas.
A empresa foi criada em 2014, tendo como foco aulas para crianças desenvolverem jogos, e posteriormente foi desenvolvido por pesquisadores o curso destinado a maiores de 50 anos, com forte trabalho nas áreas de raciocínio lógico, trabalho em equipe e criatividade.
Vale o alerta que o principal objetivo não é criar desenvolvedores profissionais, mas explorar os benefícios, como uma maior interação intergeracional: Na última aula, todos voltam para casa com um game para jogar com os netos, ou sobrinhos. Para isso, desde julho, a atual turma vem sendo submetida à avaliação cognitiva de quatro pesquisadores que trabalham em um projeto aprovado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que busca identificar melhor os resultados obtidos com este tipo de atividade.
Ainda há o preconceito de que games são ‘coisa de criança’, e muitos entram relutantes, ou meio a contragosto. Mas vão quebrando essa barreira aos poucos, mostrando que não é só jogar, você está construindo algo, e no final você vê que eles estão fazendo algo e saindo animados.
Ao falar com uma administradora da Associação durante um evento, a ideia de proporcionar o curso também para quem não pode pagar por ele cresceu, e a ideia do crowdfunding começou a ser posta em prática.
É possível fazer doações a partir de R$ 20, com recompensas que variam de acordo com o valor, como aulas gratuitas e workshops. Quem participar não precisa se preocupar: o valor só será debitado caso a meta de R$ 25.752,00 seja atingida até o final do dia 18 de janeiro de 2017.
Publicado por: dolcevivere
23 visualizações
Deixe um comentário