Como cuidar da imunidade na terceira idade?
Postado: 15 de setembro de 2022
Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839
Postado: 15 de setembro de 2022
Você sabia que com o passar da idade a nossa imunidade tende a diminuir? E esse fato deve ser levado muito a sério, já que responde por muitas complicações na saúde do idoso, que podem resultar em hospitalizações frequentes e desencadear doenças evitáveis.
Existem diversos fatores que afetam a imunidade na terceira idade, que envolvem a redução da produção de células sanguíneas e de defesa, a dificuldade de síntese da vitamina D e de absorção de nutrientes, além da desidratação decorrente da falta de sede e calor comum nos idosos.
Mas afinal, como os idosos podem aumentar a sua imunidade? Conheça 6 dicas essenciais para melhorar a imunidade e a qualidade de vida na terceira idade.
Navegue pela matéria:
Uma boa imunidade na terceira idade requer controle e atenção especial para a alimentação. Por isso, siga uma dieta saudável, rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, sementes, peixes e carnes brancas. Não se esqueça de beber bastante água pura! Durante as refeições e pequenos lanches, leite e sucos naturais são muito bem-vindos.
Opções de exercícios físicos para a terceira idade não faltam. Pode ser uma caminhada leve, dança, hidroginástica ou qualquer outra atividade que mexa com todos os músculos do corpo e aumente a imunidade. O importante é romper com a vida sedentária que acaba causando problemas de mobilidade nos idosos, além do enfraquecimento dos músculos e ossos, dores nas articulações e falta de disposição física e mental para realizar as atividades do dia a dia.
Na terceira idade, manter-se hidratado é fundamental, pois é comum que o idoso não sinta sede com frequência e por isso, passe a ingerir menos quantidade de água pura. Para controlar se o idoso está devidamente hidratado, é importante observar a cor da urina, que deve apresentar tonalidade amarelo bem clarinho.
O famoso banho de sol deve fazer parte da rotina de atividades do idoso. Isso significa permanecer 30 minutos no sol, todos os dias, o que permite aumentar os níveis de vitamina D no organismo e, com isso, garantir que a imunidade permaneça alta. Mas lembre-se de estar com as devidas proteções contra os raios ultravioletas e seguir os horários recomendados.
Dormir bem é fundamental para a saúde física e mental em qualquer idade. Nos idosos, boas noites de sono têm um efeito reparador, recuperando as energias e aumentando a imunidade. Lembre-se que o nosso corpo precisa descansar e para que isso seja possível, estabeleça horários para dormir e levantar.
Vícios são nocivos em qualquer fase da vida, mas para os idosos podem prejudicar ainda mais a saúde. Portanto, se você chegou à velhice com o hábito de fumar, ingerir bebidas alcoólicas frequentemente e consumir alimentos que prejudicam a saúde, ainda dá tempo de parar. Afinal, todos esses vícios baixam a imunidade e tornam a pessoa ainda mais suscetível a desenvolver doenças.
Publicado por: dolcevivere
41 visualizações
Deixe um comentário