Banho de sol para idosos: conheça os benefícios
Postado: 22 de agosto de 2022
Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839
Postado: 22 de agosto de 2022
Entender os benefícios do banho de sol para idosos é fundamental na prevenção de doenças e o fortalecimento do organismo. A prática favorece a conquista de uma vida saudável e com qualidade. Dessa forma, expor, de forma consciente, os idosos aos raios solares ajuda, e muito, no bem estar deles.
Aqueles 20 minutinhos recomendados de sol, em dias intercalados, já garantem benefícios para a saúde. A exposição aos raios solares precisa ser realizadas da forma adequada e com os cuidados necessários para se proteger o idoso.
Conheça os fatores que tornam o banho de sol tão importante para a saúde do idoso, os horários mais indicados e os cuidados necessários para se expor com segurança.
Além de auxiliar no combate de diversas doenças, o sol também ajuda a tratar alguns problemas de saúde já existentes. Do ponto de vista emocional, ele estimula a produção de endorfina, uma substância relacionada à sensação de alegria e bem-estar.
Já na saúde física do idoso, o sol ativa a produção de vitamina D. Em suma, esse hormônio é obtido fundamentalmente por meio da alimentação e da exposição solar. Essa vitamina auxilia na prevenção de condições cardíacas e doenças, como diabetes e câncer. Além disso, patologias autoimunes, como artrite e doença de Crohn, também têm seus sintomas amenizados pela presença dessa vitamina no organismo.
A luz solar também é capaz de promover noites de sono mais tranquilas e de regular os períodos de descanso. Isso acontece porque o organismo consegue compreender a hora de se manter ativo e quando o corpo precisa descansar, influenciado pela presença ou ausência de claridade.
Além disso, a pele do idoso também é beneficiada pelo banho de sol, que estimula a produção de melanina. Em outras palavras, cria uma barreira que dificultar a absorção de raios ultravioletas, que tanto prejudicam a nossa pele e podem causar problemas, como melasmas, manchas e pintas, e o câncer de pele.
· Prevenção de doenças;
· Aumento na produção de vitamina D;
· Fortalecimento dos ossos e articulações;
· Aumento da produção de cálcio;
· Melhora a qualidade do sono;
· Ajuda na saúde mental;
· Estimula a produção de endorfina, que possui uma função antidepressiva;
· Melhorias para o cabelo e a pele.
Quais são os cuidados necessários para tomar banho de sol na terceira idade?
A principal recomendação é em relação ao horário: banho de sol para idosos precisa ser antes das 10 horas ou depois das 16 horas. Estes são os períodos em que os raios solares perdem sua intensidade e se tornam benéficos à saúde. Mas é preciso não exagerar no tempo de exposição, que não deve ultrapassar 30 minutos e quatro vezes por semana.
Além disso, lembre-se de se manter hidratado, ingerindo no mínimo dois litros de água por dia, e usar proteção solar, mesmo em dias nublados. Chapéus, óculos escuros e roupas claras e frescas também são muito bem-vindos e ajudam a proteger a pele.
Por fim, é importante destacar que a deficiência de vitamina D pode ser resolvida com o aumento da frequência de banhos de sol. Além disso, a correta suplementação de medicamentos e de alimentos ajuda nesse processo. Procure seu médico de confiança e realize os exames necessários para conhecer os níveis de vitamina D produzidos pelo seu organismo.
Publicado por: dolcevivere
1.422 visualizações
Deixe um comentário