Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Bons hábitos alimentares na terceira idade

Postado: 12 de janeiro de 2018

A dieta alimentar na terceira idade é, em geral, bastante diferente das demais etapas da vida. O processo de envelhecimento vem acompanhado por um série de mudanças na função hormonal, no metabolismo e na atividade diária que, consequentemente, afetam as necessidades de nutrientes.

Nesta fase, o paladar fica progressivamente comprometido e isso leva os idosos a se desinteressarem por doces e salgados, por exemplo. A produção de salivação também é reduzida e com isso, aparecem as dificuldades na mastigação e deglutinação.

Com isso, há impacto significativo na quantidade e qualidade da ingestão do alimento. Além disso, a presença de doenças crônicas podem levar a restrições dietéticas, que associadas ao uso de diversos medicamentos, reduzem o apetite ou interferem na absorção de vitaminas e minerais.

Outro fator de atenção, é a redução da mobilidade, que dificulta a compra e o preparo de alimentos e, em alguns casos, até o ato de se alimentar. Todas essas alterações requerem cuidados especiais com alimentação. Esses cuidados devem começar na aquisição dos alimentos, observando o prazo de validade, o armazenamento e a conservação adequados. Já no preparo das refeições, o processo de higiene pessoal e do ambiente, reduzem os riscos de contaminações.

Para garantir uma envelhecimento bem-sucedido e buscando superar as eventuais dificuldades, o Ministério da Saúde publicou em seu portal um Manual de alimentação saudável para pessoa idosa que sugere medidas simples para tornar o cotidiano do idoso mais saudável e prazeroso, favorecendo a autonomia, o entrosamento social e a segurança alimentar e nutricional. Confira algumas dicas de bons hábitos para a terceira idade:

1. Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pular as refeições e comer devagar, mastigando bem os alimentos, é fundamental.

2. Ingira diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como a batata e raízes como o aipim. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3. Coma pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4. Garanta o feijão com arroz no prato de cada dia ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e dá energia.

5. Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação.

6. Limite óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina a no máximo uma porção por dia.

7. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas. Limite esses alimentos a no máximo duas vezes por semana.

Publicado por: dolcevivere

407 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *