Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Como se proteger da Osteoporose

Postado: 11 de dezembro de 2017

Entenda mais sobre a doença e saiba como prevenir

Quanto mais vivemos, mas corremos o risco de doenças que deixam os ossos fracos, como é o caso da osteoporose. O sistema ósseo é uma estrutura complexa que se encarrega de sustentar o corpo e lhe oferece estabilidade para que possamos nos movimentar com normalidade.

Dentre outras coisas, os ossos desempenham um papel muito importante em outras funções vitais, tais como produzir glóbulos vermelhos e brancos os suficiente para evitar o desenvolvimento de doenças. Ainda que a idade seja um dos fatores mais comuns, também está comprovado que os ossos podem ser afetados por uma má alimentação, por traumatismos ou questões genéticas.

imagem osteoporose

A osteoporose, no entanto, é um das patologias que mais influenciam nisso, sendo esta uma consequência da diminuição da massa óssea e que muitas pessoas correm o risco de desenvolvê-la e, de fato, podem estar desenvolvendo-a sem perceber.

Mas felizmente, existem métodos para preveni-la e tratá-la, evitando as complicações ou os danos irreversíveis. Dito isso, é importante que tenhamos alguns cuidados para que se evite a evolução da doença que não mata, mas derruba. Esta prevenção está associada a dieta rica em cálcio, vitamina D e atividade física. Além disso:

Consuma produtos lácteos para evitar a doença

O consumo regular de produtos derivados de leite é uma das melhores formas de fortalecer e proteger os ossos.

Aumente o consumo de vegetais verdes

Os vegetais de folhas verdes são uma fonte excelente de cálcio e outros nutrientes essenciais que participam na formação dos ossos.

Coma frutos secos e sementes

Apesar de os produtos lácteos se destacarem por seu teor significativo de cálcio, este mineral também pode ser obtido de alimentos de origem vegetal.

Evite cigarro e álcool

As toxinas que o tabaco e as bebidas alcoólicas contêm são prejudiciais para a saúde óssea e de outros sistemas do corpo.

Faça exercícios regularmente

O exercício físico é um dos hábitos mais recomendados para cuidar da saúde óssea e das articulações.

Limite o consumo de açúcar

O consumo excessivo de açúcares refinados e bebidas carbonatadas, como o refrigerante, aumenta os níveis de acidez no sangue e diminui a densidade óssea.

Desta forma, além de prevenir uma da doenças mais comuns da velhice, você ainda garante sua qualidade de vida.

Publicado por: dolcevivere

173 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *