Entre em contato: (21) 2428-7618 | (21) 3486-3070 | (21) 99454-1839

Atividades cognitivas para idosos

Postado: 6 de fevereiro de 2020

jogos idosos


Entenda a importância


O envelhecimento leva à redução da quantidade de células nervosas e consequentemente da velocidade de condução do estímulo nervoso. Por esse motivo, é muito importe a estimulação cognitiva. Ela incentiva as funções cerebrais como coordenação, capacidade de memorização, atenção e concentração. O objetivo é preservar e melhorar essas funções nos idosos.


Conheça algumas atividades cognitivas e como elas podem ser benéficas para a terceira idade:


Pintura: expressão dos pensamentos e emoções


Simples pinceladas no papel revelam a alma. É um canal para demonstrar sentimentos e pensamentos. Em seu uso psicoterapêutico, influência na resolução de conflitos, problemas de comunicação, dificuldades de se expressar, dividir os sentimentos e diversos outros aspectos psicológicos. É uma forma amigável, tranquila e agradável de expressar questões que são difíceis de expor ou compartilhar. Deixando respirar os pensamentos e sentimentos mais profundos guardados dentro de nós.


Colagem: exercitando a criatividade


Uma pesquisa que foi realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo indicou que idosos que incluem em sua rotina tarefas simples como tricô, trabalhos em madeira, corte, costura e colagem têm sete vezes menos chances de apresentar demência. Essas atividades ajudam a manter o corpo e a mente ativos, aumentando a atenção, as funções táteis e até mesmo a linguagem.


Artesanato: amigo da memória dos idosos


Trabalhar as atividades cognitivas é uma ótima forma de exercitar o cérebro e preservar a memória. Recursos terapêuticos que estimulam as atividades manuais ativam os canais sensoriais que auxiliam no equilíbrio das emoções, além de incentivar a imaginação e os pensamentos. Outras atividades que podem contribuir para uma memória em dia são: ler um livro, ver um filme e depois contar a história para alguém, montar quebra-cabeças, jogar caça-palavras.


Dolce Vivere

Publicado por: dolcevivere

128 visualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *